Dias cinzentos e nuvens carregadas


Esse texto é sobre dias cinzentos e nuvens carregadas. Hoje tomei a liberdade de acessar todos os blogs que viessem à minha frente, e o último deles que caiu na tela do meu laptop ruim foi o de uma garota que escreve muito bonito. Um desses textos bonitos falava sobre dias cinzentos e nuvens carregadas, e ao longo dele a garota descrevia o quanto é sufocante e terrível a sensação de estar presa a um dia como esse, um dia em que nem chove nem clareia. Bem, há alguns meses venho matutando sobre isso, e acho que ao ler esse texto cheguei a uma conclusão.
Concluí que há muitos tipos de pessoas, e que a maioria delas podem ser divididas em grupos, de muitas formas e variações diferentes. E há um setor dessas categorias onde elas podem ser divididas em dois: Os pessimistas e os otimistas. Não falo isso como as pessoas costumam interpretar, usando aquele velho estereótipo de quinta série, sendo os otimistas cegos e bobalhões, alheios ao mundo à sua volta, e os pessimistas aqueles seres rabugentos que vivem a resmungar e franzir o cenho. Não. Esses são Pollyanna e Mr. John Pendlenton, mas não estamos em um livro.
A vida real é feita de fatos, e um dos fatos é que nada conspira contra ou a nosso favor, e que por isso muitas vezes encontramos alguns obstáculos no caminho – alguns bem visíveis, e outros não. Alguns vêm bem sutil e naturalmente, como um dia cinzento e algumas nuvens carregadas. E então, vem outro fato da vida real: É feita de escolhas. Isso, podemos escolher o modo como reagimos diante das coisas, dos obstáculos e dos presentes que o acaso nos dá. E outra: Isso de obstáculo e presente é questão de opinião... Questão de escolha, também... como eu disse, você escolhe como reagir.
Então eis que surge um dia desses na sua programação. Aquele mormaço, vai-não-vai da chuva e você começa a entrar em desespero... é nessa hora que eu paro, suspiro, fecho os olhos diante da claridade do céu nesses dias, e sinto. Sinto o vento gelado nos meus braços e nas minhas orelhas, e entrando nas minhas narinas de acordo com a minha respiração. Daí eu agradeço por tudo, tudo. Agradeço, principalmente, por ter a capacidade de agradecer enquanto outro pragueja. É uma capacidade admirável e tenho muito orgulho de mim mesma por isso, não sou nem um pouco modesta e admito. Admito e agradeço.
Obrigada.

5 comentários:

  1. Ah, tenho que admitir que eu curto dias assim. Sou de Goiânia e ter um dia inteirinhooo cinzento era novidade. Vivi isso só em Brasília. Mas como aqui as estações do ano são divididas em seca e chuva, tô louca por um dia nublado. Já tem 80 dias que é só sol. Sol demais enche o saco. A gente precisa dos dois. A gente precisa de sol e chuva, dias bons e dias ruins pra crescer.

    ResponderExcluir
  2. Issoo, flores precisam de sol e chuva pra crescer bonitas né?

    ResponderExcluir
  3. eu no geral também sou uma pessoa pra lá de positiva. tenho minhas fases é bem verdade, mas no geral tiro a culpa das pessoas e do mundo pelo meu mau humor. não há nada que me chateie mais do que eu estar mau humorada rs...

    enfim, que bom que você tem essa postura bacana. tem que agradecer mesmo, é raridade hoje em dia.

    e ai, que são pedro nos presenteie aqui com uma chuvinha. aqui em sampa precisamos.

    ResponderExcluir
  4. Devo me encaixar o grupo dos pessimistas, embora tenha uma inclinação bem leve e momentânea ao que seja positivo. Na verdade, minha ambição é ser realista e imparcial. E dar colorido aos meus dias cinzentos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Faço parte dos pseudo-pessimistas.
    Aqueles tipos que desligam o celular falando: "eu sei que ele não vai ligar mesmo.." com a boca cheia de confiança mas com o coração partido em mil pedaços.

    Acho que se a pessoa for ser otimista, deve ser REALMENTE OTIMISTA. E o mesmo pros pessimistas. Agora ficar em cima do muro que nem eu, esse é o grande problema.

    Adorei seu canto, adoraria se me seguisse!

    Beijos Chérrie :*

    ResponderExcluir

"Já que se há de escrever, que pelo menos não se esmaguem com palavras as entrelinhas"
Clarice Lispector"