Como o passarinho da minha janela morreu.

Observo um pardal através da janela do meu quarto. Eu, particularmente, acho pardais muito lindos mesmo, mas eu nunca havia visto um com as pernas tão curtas quanto as deste aqui. A sua cabeça girava freneticamente de um lado para o outro, talvez procurando o seu amigo que há pouco brincava de pega-pega com ele. Acho que o está esperando, mas sei que ele não voltará. Como eu sei disso? Bem, apenas sei. Experiência, quem sabe.
Me pergunto se os pássaros podem pensar como nós. Na escola me ensinaram que somos os únicos animais racionais do planeta, mas como a raça humana já me provou sua eterna ignorância, quem garante que animais não possam pensar em amor e sentir saudades de carinho?
O pardal agora encara estático a parede branca à sua frente como que pensativo, quase que nostálgico. Sei que está pensando no amigo, tenho certeza. Ele o deixou, e agora o pobre passarinho já não sabe o que fazer, como reagir, não faz ideia de para onde deve ir. Eles se deram tudo, e agora um deles nada tem. Tudo o que tinha e tudo o que disse, todos os sonhos e todas as promessas... Em vão. Tudo isso o outro passarinho levou consigo, e agora o pardal da minha janela só tem uma coisa a fazer... Voar. Mas ele não voa.
Pra quê fazê-lo? Vai que ele encontra outro amigo por esses galhos de árvore da vida, dá tudo pra ele, e o malandro, por sua vez, foge como fez o outro? Eu, se fosse o pardalzinho da minha janela, ficava por ali mesmo, definhando e depenando de receio de abrir as asas e voar. Ficaria parado, só esperando que chegasse algo que nunca vai chegar. Uma resposta, talvez.
É, não vejo pra quê arriscar o seu minúsculo coração aviário novamente. É perigoso demais.
E ele, como bom bicho que é, fez aquilo mesmo. Permaneceu parado, estático, passando fome, suando, definhando, depenando... Até morrer. Tudo isso pelo medo de voar.
Porque, sabe, ter medo é bem mais fácil.

2 comentários:

  1. Nossa garota,adorei a comparação que fez com o ser humano e o pardal *_*
    Quero dizer,é tão mais fácil desistir do amor - seja ela até na amizade - quando algo dá errado.Você se entrega totalmente para aquela pessoa e de repente, percebe que ela não está mais lá e nada vale mais nessa vida.Nem menos voar pelo horizonte *_*
    É triste e meio doentio também.Mas eu nego tanto quando alguém fala : - Hei,não sofra por amor. Ninguém que tipo de amor,certo? Pode ser amor de mãe,amiga,namorado.Tooodos sofremos por amor,não adianta querer dar um de " eu me amo e ponto".Não é assim.Temos um coração batendo no mundo.Todos tem um coração partido por alguém.
    MAS, não podemos nunquinha perder a essência e persistência por esse sentimento tão belo e único *_*
    Afinal,colhemos o quê plantamos,certo? :)

    ResponderExcluir
  2. Mais fácil? Será? Acho que não...parece ser, mas se pensarmos em tudo que o medo nos proibirá de ter e viver vamos perceber que ter medo, na verdade, é mais dificil.

    ResponderExcluir

"Já que se há de escrever, que pelo menos não se esmaguem com palavras as entrelinhas"
Clarice Lispector"