Ter visto o sol nascer...

Subir ao telhado parece algo muito perigoso para alguém do meu tamanho, e se alguém de fora me visse, provavelmente pensaria que eu estou prestes a fazer uma loucura.
Engano de quem pensar isso, eu não estou prestes a fazer uma loucura, eu ESTOU fazendo uma. Mas não do tipo que pensariam. As pessoas têm tendência a imaginar sempre o pior, quando tudo na verdade é tão lindo.
Claro, é realmente muito fácil falar da beleza do mundo quando estou aqui em cima, assistindo ao nascer do sol que vi se pôr há algumas horas, sentindo o vento tocar meu rosto e bagunçar meu cabelo. É só que parece muito difícil imaginar todas as coisas ruins que acontecem por aí todos os dias, quando tudo o que vejo são as cores nascendo de algum ponto no horizonte e o céu dividido entre a escuridão às minhas costas e a claridade à minha frente. Com essa separação, quase posso imaginar a luz e as trevas no infinito acima de minha cabeça, mas logo afasto esse pensamento - a lua estaria do lado das trevas, e nunca imaginarei a lua como má. A lua é linda.
O sol está cada vez mais perto de aparecer, olho para minhas costas e vejo a lua ainda lá. Talvez eu veja os dois ocuparem a mesma tela no céu, talvez hoje se cumprimentem e deixem de lado as diferenças por alguns segundos, e eu veria tudo acontecer, seria a mediadora de um amor tão impossível - porque incrivelmente ainda acredito em amores impossíveis (mas não eternos, porque a lua ainda teria de ir embora depois de instantes, mesmo que depois se encontrem novamente em um dia de eclipse... Eles sempre voltam a se separar). Mas todas as minhas esperanças eram demais. Quando olhei novamente para a lua, ela havia sumido, e a agora o céu tem um novo protagonista solitário - o Sol.
E ali, olhando para o céu agora azul, e observando como as nuvens se sobrepõem umas às outras, finalmente o percebo como ele realmente é. Infinito. Começo a ver o céu agora como deve ser, profundamente inalcançável, e não como uma tela pintada à tinta que posso simplesmente admirar. Sorrio porque me sinto profundamente abençoada por ter essa visão que poucos têm sobre o que lhes rodeia. Deus enxerga pelos meus olhos.
E agora, que não mais o vejo como uma tela, olho para todos os lados e me sinto muito exposta. O céu inteiro me rodeia, e não há nada que me proteja, estou exposta. Mas não me sinto exposta de uma forma ruim... combinando o vento no meu cabelo, as nuvens perto de mim, a claridade que não dói em meus olhos, o sorriso em meus lábios e meu olhar maravilhado, me sinto finalmente como parte de algo maior, como uma peça que se encaixa no maior quebra-cabeça que já existiu.
Ali, sinto como se eu finalmente achasse o meu lugar no mundo.

2 comentários:

  1. Que texto LINDO! Ver o sol nascer é realmente lindo.. Mas eu prefiro ver a cena dele se pondo, acho mais poética.. e menos sonolenta, hahaha.
    Beijos!

    ResponderExcluir

"Já que se há de escrever, que pelo menos não se esmaguem com palavras as entrelinhas"
Clarice Lispector"